QUERIDA, ENCOLHI O JORNAL

É visível o emagrecimento e o empobrecimento dos jornais brasileiros, ainda no papel. Dá uma certa tristeza quando pegamos o caso da Folha de S.Paulo, por exemplo. O jornal já teve cadernos como Folha Verde, Folhinha, Ciência, Sinapse, Equilíbrio, Folhateen, entre outros, sem contar o suplemento semanal condensado e traduzido do New York Times. E sem contar a revista Serafina, que não dá as caras faz meses. Mas o assunto aqui é a revista semanal São Paulo, que circula na edição de domingo apenas para a cidade de São Paulo. É cada vez mais visível a ligação da revista com o Departamento Comercial. Enquanto revistas semanais que circulam em jornais como a New York Magazine, a M (do Le Monde), a Venerdì (do La Repubblica), a El País Semanal, a Süddeutsche Zeitung Magazine, entre outras, investem pesado na reportagem, a revista São Paulo é apenas uma pálida imagem da cidade. É comum números especiais como Noivas, Reformas, Restaurantes, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal, Páscoa, nitidamente atreladas aos anúncios. Mas agora, temos a impressão de que se tem anúncio, a revista circula, se não tem, não circula. Basta ter um feriado prolongado, ou isolado no meio da semana, para a revista simplesmente não circular. Este fim de semana, o leitor acostumado com o jornal, procurou, procurou e não encontrou a revista no domingo. O jornal não deu a menor explicação – ou desculpa – ao leitor. A impressão que deixou foi a de que não teve anúncios suficientes. O problema vai ser quando o jornal não tiver publicidade suficiente e o assinante abrir a porta de manhã em casa e não encontrar o seu jornal em cima do capacho. Será que chegaremos ao ponto de se não tiver anúncio, não tem jornal?

[AV]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s