MAMA ÁFRICA

A imprensa brasileira nunca deu muita bola pra África. Notícias do continente, você vê de tempos em tempos quando há um golpe militar, um surto de Ebola, um avião que cai. Nós, brasileiros, sabemos pouco sobre os africanos. Há quanto tempo você não lê uma notícia sobre o Burundi, Burkina Faso, Zâmbia ou Zaire? Nem mesmo sobre Angola ou Moçambique, onde reina o português, temos notícia. Essa semana, o jornal francês Le Monde anunciou uma novidade em suas plataformas digitais. 

O Monde designou nada mais, nada menos que 35 jornalistas para a cobertura permanente do continente africano. Trinta e cinco! Todos eles ficarão por conta de fornecer conteúdo jornalístico para o jornal, uma cobertura jamais vista na imprensa mundial. Política, economia, esporte, meio-ambiente, cultura, religião, as editorias são muitas e abrangentes. O Le Monde Afrique nasce, numa época em que, no Brasil e em vários países, os jornais minguam, os leitores fogem, as luzes se apagam. O Le Monde, remando contra a maré,  dá uma lição. Lógico que o interesse francês sobre o continente africano é imenso. São milhares de imigrantes e filhos de imigrantes que moram no país. Inúmeros países que outrora foram colônias. A música africana em Paris merece prateleiras especiais em todas as lojas de discos e plataformas musicais. 

Enquanto por aqui ficamos apenas com noticias curtas produzidas a partir do material de agências de informação, os franceses entram em campo. Sim, talvez falemos da África no 20 de novembro, dia da consciência negra. Depois, só quando houver um golpe militar, um surto de Ebola, uma queda de avião. E olhe lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s