UMA PAUTA

A pauta é fundamental para qualquer revista, qualquer jornal, qualquer telejornal. A produção de uma pauta é a alma de qualquer meio de comunicação. Nos últimos tempos – muitos mesmo – o Brasil anda carente de pauta, com o noticiário engolido diariamente pelo factual. A notícia sempre engole a boa pauta, isso é fato. 

Pautas por aqui são aquelas que todos nós conhecemos bem, através dos anos: O aumento de número de vagas temporárias nessa época do ano (sempre com um personagem que começou como temporário e acabou sendo contratado), o trânsito nas estradas na época de feriado, o panetone que está chegando, as flores mais caras no Finados, o bacalhau com o preço salgado na Sexta-Feira Santa, aqueles que deixam para comprar o presente na última hora, o brinquedo caro, “mas fazer o quê, né?”, as promessas pro ano novo, o primeiro bebê no ano. Poderia fazer uma lista de mil pautas aqui. Fiquemos só nessas. 

A França ganhou uma nova revista semanal de informação há algumas semanas, a La Croix Hebdo, ligada ao jornal católico La Croix. Em seu sétimo número, que chegou às bancas na sexta-feira passada, uma boa ideia de pauta na capa. Como aqui na América Latina, o embate entre policiais e manifestantes nas ruas de Paris é constante e violento. La Croix passou vários dias junto a policiais, seguindo seus passos, para produzir uma matéria mostrando como é a vida daquele que reprime o povo nas ruas. Uma pauta jamais vista aqui. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s