É ENGANAÇÃO SÓ

Outrora, o jornal Folha de S.Paulo já teve uma bela revista de fim de semana. Não que dê para comparar com a The New York Times Magazine, a El País Semanal, a Il Venerdì (do jornal italiano La Repubblica) ou a M (do jornal francês Le Monde). Isso para citar apenas algumas. Mas a São Paulo se esforçava para ser uma revista de serviço, com a cara da maior cidade da América do Sul. 

Desde que o Departamento Comercial, que funcionava nos grandes jornais, em outro andar, passou a funcionar aparentemente com mesas ao lado dos jornalistas, a coisa mudou. A São Paulo, da Folha, por exemplo, começou a publicar números temáticos, descaradamente vinculados ao Departamento Comercial. Especial Páscoa, Especial Natal, Especial Dia da Mães, Especial Dia dos Pais, Especial Dia das Crianças, Especial Reformas, Especial Bares e Restaurantes, Especial Casa foram alguns números publicados em sua fase terminal. 

Esses números, quando saiam, fugiam completamente do projeto original de revista de fim de semana da cidade. Eram praticamente preenchidos por publicidades afins, colhidas pelo Departamento Comercial. Até que a revista foi minguando e saindo à francesa, sem dar satisfação ao leitor. Tipo “não vamos dar explicações a eles, quem sabe os leitores nem sintam o seu desaparecimento?”

E assim foi. Não somente a São Paulo, mas também a Serafina, mensal, foi sumindo, sumindo e sumiu.

Mas eis que de repente, o leitor neste domingo (24), foi brindado com uma São Paulo, teoricamente “a revista da Folha”. Sim, está escrito na capa. “É luxo só” é a manchete   de uma revista/catálogo totalmente desfigurada, nada a ver com uma revista de serviço da cidade. E chegou assim, como disse acima, de repente, e vai sumir da mesma maneira. É o tal “Especial Fim de Ano”, que nem número tem.

Uma pena. Com esses números periódicos e irregulares, a Folha de S.Paulo não está cativando ou ganhando leitores. Apenas dinheiro, porque, jornalisticamente, a revista não vale praticamente nada. Só nos resta agora esperar o número “Especial Férias”. Com certeza, ele vem ai. 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s