CINCO

O vírus perderá a coroa.

Há vírus, sim, mas há o esplendor do céu azul que me entra pela vidraça e a música de Gershwin que ouço nesta manhã de reclusão forçada. Tão bela, tão bela que eu gostaria de ouvir bem alto de modo a compartilhá-la com os vizinhos.

Mas a boa educação não permite. E eu ainda me julgo educado.

Um americano em Paris é o nome do concerto. Americano numa Paris de outros tempos. Qual seria a representação musical que outro americano comporia para a Paris de hoje?

Meu gosto musical é eclético e após a erudita composição de Gershwin em CD, ponho no toca-discos (sim, sou moderno e antiquado) o vinil de nossa eterna caipira, Inezita, e ouço Lampião de Gás, canção que fala de uma São Paulo de outros  tempos, tão antigos que nem eu que já sou muito antigo vivenciei.

 Sampa, de Caetano Veloso ou São São Paulo Meu Amor, de Tom Zé são do meu tempo. Mas como seria uma melô para esta Sampa de hoje, a Sampa que nestes dias, está paralisada pelo coronavírus?

Como diz Camões em um dos seus belos poemas, o mundo é feito de mudanças. Tudo muda e tudo passa. Tudo? O vírus passa, porém quero crer que a beleza da literatura, da dança, do cinema, do teatro, enfim da Arte humana, esta não passará. Pelo menos enquanto houver um ser humano sobre a terra.

Portanto, minha amiga, meu amigo, esta reclusão que vivenciamos, logo, logo, passará. Aproveite-a e divirta-se. Leia ou releia uma boa obra, prosa ou poesia, reveja bons filmes e, sobretudo, ouça boas músicas…

As dançáveis, dance-as com sua parceira ou seu parceiro. Solitário ou solitária? Dance solitariamente, pois só pode ser boa companhia para outros quem é boa companhia para si mesmo.

Vida é movimento, movimento que pode ser apenas interior quando, por exemplo, você ouve uma sinfonia executada por uma grande orquestra ou um solo de piano ou flauta…

Portanto, meu caro, minha cara, aproveite a reclusão forçada e do limão faça uma limonada.

Leia poesias, ouça música e cante ou dance com a certeza de que esse famigerado coronavírus, breve, breve, perderá sua coroa.

2 comentários em “CINCO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s