MATÉRIA PAGA

Não é de hoje que pipocam nos jornais e revistas, “matérias” que confundem o leitor. Elas são diagramas com uma tipologia sutilmente diferente da usada pelo jornal ou revista, mas com cara de matéria, pinta de matéria. Na edição de domingo (19) da Folha de S.Paulo, tivemos uma caso típico. Duas páginas sobre a ação do governo do Pará no combate ao coronavírus. Além de texto, vimos gráficos, muitos números, enfim tudo muito positivo para o governo paraense. O jornal quando é questionado, sempre argumenta que trata-se praticamente de um anúncio, em que aqui, no caso, o leitor é avisado com uma informação que deixa claro ser um informe publicitário:

Mas no outro canto da página dupla, surge uma dúvida:

O que significa “Estúdio Folha”? Quem escreveu os textos, produziu os gráficos, diagramou, foram jornalistas da Folha ou publicitários do jornal? “Projetos patrocinados” significa que é matéria, mas como foi paga, ela tem foco publicitário? Falta aqui um bom e velho “Informe publicitário”. 

[fotos Reprodução Folha de S.Paulo]

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